wc1 7328cFilas para ver o WC de ouro do italiano Maurizio Cattelan | Divulgação

Provocar é a filosofia artística de Maurizio Cattelan. O italiano é ousado e suas obras são prá lá de polêmicas, porém sucesso de público e crítica. E a última provocação do artista plástico é um WC (uma privada) banhado de ouro 18k.

Após uma ausência de 5 anos, Cattelan volta ao Guggenheim de Nova York com uma mostra irreverente. Desde o dia 15 de setembro, a fila aumenta para admirar - e para quem quiser também usar - "America", a privada dourada colocada em um dos banheiros unisex do edifício. "É uma oportunidade única e íntima para interagir com a arte", explica um dos curadores do museu.

wc2 17a4e

O artista plástico, de 55 anos, nascido na cidade de Pádua, no norte da Itália, teria se inspirado na desigualdade econômica mundial para conceber a principal peça da sua mostra. "América" ficará exposta no museu até que um colecionador decida comprá-la.

A obra, que já virou a preferida dos visitantes, tem causado alguns problemas ao funcionários, que devem usar produtos específicos (como lencinhos umedecidos com álcool e desinfetantes à vapor) para limpá-la. "De qualquer forma, em breve, teremos de dar um novo banho de ouro na peça para que volte a sua cor e brilho original", comenta Nathan Otterson, responsável pela manutenção dos objetos do Museu Guggenheim.

30 últimas notícias