Bauhaus

 bauh5 8fcca

Este é o nome do "laboratório" de arte moderna fundado em Munique na década de 1920, que tentava aplicar alguns dos princípios do cubismo à decoração de interiores, à arquitetura e à arte. Oskar Schlemmer foi um dos pintores, bem como Josef Albers, famoso por seus quadrados puros de cores dissonantes, e os húngaros Laszlo Moholy-Nagy e Marcel Breuer, além do pintor suíço Paul Klee.

A Bauhaus foi fundada em Weimar em 1919 e mudou-se para Dessau em 1925, ocupando um prédio que é um marco da arquitetura moderna projetado por Walter Gropius. Os nazistas a fecharam em 1933. A nova Bauhaus foi criada em Chicago - fundada pelo refugiado Laszlo Moholy-Nagy em 1937 onde hoje é o Instituto de Design do Instituto de Tecnologia de Illinois.

A Bauhaus exerceu uma influência extraordinária sobre o século XX.

A Bauhaus propunha uma arte diretamente ligada aos interesses da indústria. Portanto, que unisse a beleza com a funcionalidade, que levasse em conta o lado prático e econômico. Foi na Bauhaus que nasceu o desenho industrial, ou seja, a idéia de que os objetos produzidos pela indústria deveriam ser uma mistura de engenharia e arte. Um automóvel, por exemplo, não deve ser apenas um ve ículo que transporta pessoas. Ele é também um objeto bonito, sua beleza transmite uma mensagem.

Além disso, a Bauhaus influenciou a arquitetura...

Quando você olha os prédios da rua, sem muitos ornamentos e com grandes vidraças, saiba que isso tem a ver com o modelo estético da Bauhaus: simplicidade, elegância, uso de materiais como aço, cimento e vidro.