Alcides Cruz

alcides cruz dcf001913 - 1986

Alcides Cruz, pintor carioca, nasceu em 1913, e desde a juventude descobriu sua verdadeira inclinação para as Artes. aos treze anos de idade começou a pintar. Foi aluno do Liceu de Artes e Ofícios e tomou parte no Grupo “Colméia dos Pintores”.

Estudou na Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluno de Henrique Cavaleiro. Na Academia Brasileira de Belas Artes ocupa a cadeira número 2, cujo Patrono é Henrique Bernardelli.

Recebeu todas as premiações nos Salões oficiais: Medalha de Prata (1954) e Medalha de Ouro (1966) no Salão Nacional de Belas Artes.

 Em 1958 participou da mostra “O Trabalho nas Artes” no Museu Nacional de Belas Artes e, em 1961, do “Prêmio Formiplac” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

 Dedicou-se à paisagem e à figura humana demonstrando, em suas obras, a influência do Impressionismo. Em 1970 conquistou o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro do Salão Nacional de Belas Artes, onde teve a oportunidade de freqüentar Museus de Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e Itália.

 Suas obras se encontram no acervo do Museu Nacional de Belas Artes e em coleções particulares no Brasil, Paris, Madri, Lisboa, Roma e New York.