Hilaire Germain Edgar Degas

1834-1917

Hilaire Germain Edgar Degas, pintor impressionista francês, nasceu em Paris e pertencia a uma família rica. De 1854 a 1859 viajou pela Itália, estudando os grandes pintores da Renascença a fim de aperfeiçoar seu desenho e seu estilo.

 

 Sua intenção era tornar-se pintor de cenas históricas, mas abandonou este tipo de pintura porque sentiu necessidade de pintar temas modernos. Começou então a pintar cenas da vida cotidiana, principalmente pistas de corridas de cavalo e cenas de balé. Na década de 1870, Degas começou a usar técnicas ousadas de composição; colocava suas figuras em ângulos estranhos e usava perspectivas fora do usual.

 

 Na década seguinte começou a concentrar-se em cenas de intimidade, como mulheres tomando banho, fazendo compras e penteando o cabelo. Degas, mais que qualquer outro impressionista, deu ênfase à composição, ao desenho e à forma. Pintou muitos quadros a óleo, mas trabalhava muito bem com pastel. Também foi excelente escultor e fez muitas estatuetas de argila e cera.