Pedro Alexandrino Borges

1856 - 1942

Pintor conhecido pela temática da natureza morta. Com onze anos começou a trabalhar com o decorador francês Claude Paul Barandier na decoração da Catedral de Campinas e durante sua carreira com outros nomes da arquitetura e decoração da época, decorando casas particulares e igrejas.

 Iniciou seus estudos com o pintor José Ferraz de Almeida Júnior aos vinte e sete anos. Recebeu pensão do Governo do Estado de São Paulo em 1887 indo estudar no Rio de Janeiro, na Academia Imperial de Belas Artes, tendo como mestres José Maria Medeiros (Desenho) e João Zeferino da Costa (Pintura). Retornou a São Paulo sem ter concluído o curso na Academia; voltou a estudar e trabalhar com Almeida Júnior.

 

 Em 1894 participou da Exposição Geral de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde foi premiado. Nesse ano abriu ateliê na Rua Lavapés em São Paulo. Expôs em 1895 juntamente com Almeida Júnior, no ateliê deste na Rua da Glória em São Paulo. Neste ano participou da Exposição Geral de Belas Artes no Rio de Janeiro e foi novamente premiado.

 Foi professor de Desenho do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Com bolsa do Governo do Estado de São Paulo foi à França para completar seus estudos. Dentre seus mestres estão: Renè Chrètien, Vollon e Monroy. Participou dos salões de Paris de 1889 a 1903. Regressou ao Brasil em 1905 quando abriu um ateliê na Rua Sete de Abril em São Paulo. Nesse ano também realizou exposição individual no Liceu de Artes e Ofícios.

 Foram seus discípulos: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Aldo Bonadei, Renèe Lefèvre e Alice Gonçalves, entre outros.

 Pintor conhecido pela temática da natureza morta. Com onze anos começou a trabalhar com o decorador francês Claude Paul Barandier na decoração da Catedral de Campinas e durante sua carreira com outros nomes da arquitetura e decoração da época, decorando casas particulares e igrejas.

 Iniciou seus estudos com o pintor José Ferraz de Almeida Júnior aos vinte e sete anos. Recebeu pensão do Governo do Estado de São Paulo em 1887 indo estudar no Rio de Janeiro, na Academia Imperial de Belas Artes, tendo como mestres José Maria Medeiros (Desenho) e João Zeferino da Costa (Pintura). Retornou a São Paulo sem ter concluído o curso na Academia; voltou a estudar e trabalhar com Almeida Júnior.

 Em 1894 participou da Exposição Geral de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde foi premiado. Nesse ano abriu ateliê na Rua Lavapés em São Paulo. Expôs em 1895 juntamente com Almeida Júnior, no ateliê deste na Rua da Glória em São Paulo. Neste ano participou da Exposição Geral de Belas Artes no Rio de Janeiro e foi novamente premiado.

 Foi professor de Desenho do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Com bolsa do Governo do Estado de São Paulo foi à França para completar seus estudos. Dentre seus mestres estão: Renè Chrètien, Vollon e Monroy. Participou dos salões de Paris de 1889 a 1903. Regressou ao Brasil em 1905 quando abriu um ateliê na Rua Sete de Abril em São Paulo. Nesse ano também realizou exposição individual no Liceu de Artes e Ofícios.

 Foram seus discípulos: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Aldo Bonadei, Renèe Lefèvre e Alice Gonçalves, entre outros.