Artista

  edna1edna2

Como artista plástica autodidata, uso a técnica de Arte Francesa – derivaçãoda ‘decoupage’, inspirada em Maria Antonieta. Pesquiso e estudo a leitura, em especial, sobre esta nova técnica, trazendo uma obra vista de seu ponto plano, sua estrutura e perspectiva, em terceira dimensão, com todas as suas nuances.

Currículo

 

Histórico evolutivo do desenvolvimento criativo

Como artista plástica autodidata, uso a técnica de Arte Francesa – derivação da 'decoupage', inspirada em Maria Antonieta.
Pesquiso e estudo a leitura, em especial, sobre esta nova técnica, trazendo uma obra vista de seu ponto plano, sua estrutura e perspectiva, em terceira dimensão, com todas as suas nuances.
Amante de todas as artes resultou que desenvolvi técnicas, pesquisei materiais e resultados.
Após viagem à Europa, e visitas a inúmeras galerias de arte pude encontrar o espírito para a maturação do meu trabalho.
No final de 2007 e início de 2008 comecei a exteriorizar e realmente desenvolver uma produção que começou a me realizar profissionalmente.
Sou apaixonada pelos artistas renascentistas, em especial Michelangelo, e é no trabalho deles que vejo a tridimendisionalidade que coloco em minhas telas. Um trabalho demorado pela técnica, mas com um resultado satisfatório. A 'decoupage' foi muito popular na Europa entre os séculos 17 e 18, em especial, na França, tendo como sua maior seguidora Maria Antonieta, que junto com sua Corte, faziam trabalhos com imagens de artistas famosos da época. Vários trabalhos dela, no início do Século XIX foram encontrados em grandes salas de casas inglesas na era Vitoriana. Era comum encontrar em suas obras a frase: "Découpage faite par La Reine". A Arte Francesa consiste na escolha das gravuras, do papel apropriado, da impressão, do recorte, da colagem e, por fim, do acabamento para dar a sensação de que a imagem foi pintada. Em meados de 1963, a 'Arte Francês" (como era então conhecida), pelas mãos de Patrícia Nimocks, nasceu nos Estados Unidos. Ela se utilizava de 2, 3 ou mais lâminas sobrepondo os recortes para causar efeito de relevo. Assim era chamada em razão do fato de seu trabalho ser feito com imagens de pequeninas ruas francesas. A Arte Francesa, hoje, é uma técnica decorativa que consiste em transformar uma imagem plana em oura com relevo profundidade e perspectiva. Com seu aperfeiçoamento e para valorizá-la ainda mais, são utilizadas até 9 lâminas em média, todas impressas em papel especial, as quais são recortadas, trabalhadas e fixadas por etapa em suporte adequado. Com esta técnica a gravura ganha volume e profundidade tendo como resultado final, uma peça belíssima em terceira dimensão. A escolha de uma gravura de bom gosto, aliada a certa habilidade e a execução da técnica com capricho, dedicação e material qualificado, garantem o sucesso que vem fazendo muitos adeptos.

Currículo Artístico

•Membro da ABACH - Academia Brasileira de Arte Cultura e História do Estado de São Paulo - Medalha de mérito profissional adquirida em 22/05/2009
.
•Membro do NACLIP - Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista

•Exposição Individual 30/11/2008 - em Higienópolis, SP, com a participação das Artistas Plásticas Neusa M. Bento (Presidente do Núcleo de Arte Cultura do Litoral Paulista - NACLIP), Sílvia Helena Carvalho e Kelly Mayomi Takusi (artistas convidadas).

Exposições Coletivas:

• X Salão de Belas Artes, Galeria de Arte Patrícia Galvão, no Teatro Municipal de Santos/SP – Exposição ocorrida no período de 29/10/2008 a 10/11/2008.

•"Comemoração da Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas", na Pinacoteca Graffrée & guinle, integrante do complexo cultural do Porto de Santos - Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP - Autoridade Portuária, 29/01/2009.

•"Artes de Carnaval", na Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, com início em 11/02/2009. "Homenagem ao Dia Internacional da Mulher", na Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade, 11/03/2009.

•"5º Cruzeiro Temático Artmar-Brasil, a bordo do Navio MSC Opera, de 08/03/2009 a 15/03/2009.

•"Homenagem a Pagú' (Patrícia Galvão), na Oficina Cultural Regional Pagú, 27/03/2009.

•"Cia. Sanrinha Sargentelli - Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi,16/04/2009.

•"Mulheres - o universo em suas mãos" e lançamento do livro "As Misses do Brasil", de Roberto Sécio, realizada no Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi - 08/05/2009.

•"Homenagem a França", na Oficina Cultural Regional Pagú, 10/06/2009 - 10/07/2009.

•EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTES COM FEIJOADA DA FAMA EM CAMPOS DO JORDÃO. A Academia Brasileira de Arte, Cultura e História do Estado de São Paulo, em Campos de Jordão no 'Hotel Leão da Montanha', 09/07/2009.

•EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTES - "SALÃO DE INVERNO ALA/ABACH 2009", no Clube Paineiras Morumby/SP (Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, Clube Paineiras do Morumby e Academia Latino Americana de Arte) Exposição de 22 de julho a 06 de agosto de 2009

•CONVITE PARA EXPOSIÇÃO COLETIVA, ARTÍSTAS BRASILEIROS EM PARIS. - Pelo seu mérito profissional e suas obras, você foi lembrado para participar da 1ª Exposição Coletiva de Artes, que acontecerá no período de 16 a 26 de Agosto de 2009, no Espaço Cultural Saint Jean Cap Ferrart, próximo a Monaco. (www.saintjeancapferrat.fr - http://www.saintjeancapferrat.fr). Exposição promovida pela "ASSOCIAZIONE CULTURALE ECLETICA"

 

Obras

 

Clique nas miniaturas para ver em tamanho normal

 

 

Contato

 

Contato

Seu nome(*)
Por favor, digite seu nome

Seu E-mail(*)
Por favor, digite seu e-mail

Assunto(*)
Por favor, digite seu assunto

Mensagem(*)
Por favor, digite a mensagem

Antispam
Entrada Inválida