Fonte: Ana Maria Carvalho
Inicia em:: 01/12/2018
Termina em:: 20/01/2019

Descrição do evento: A exposição “Pincel Oriental” reúne obras sobre papel de autoria de Fan Zhibin, Fang Zhenghe, Fu Zeng, I Ban, Liu Mo e Shan Ren, adeptos da pintura tradicional chinesa, e da artista convidada Paula Klien, a única brasileira e mulher participante da mostra, cujo trabalho é desenvolvido com tinta chinesa (nanquim) e permite um contraponto pictórico com as obras dos artistas visitantes. A mostra ficará até o dia 20 de janeiro de 2019 em exibição no Centro Cultural dos Correios.

A convite do projeto, os artistas chineses viajaram a Ouro Preto, Salvador, São Paulo e Foz do Iguaçu, partindo do Rio de Janeiro, a fim de desenhar e pintar a flora, a fauna, paisagens naturais e urbanas e figuras humanas destas cidades. O projeto resgata, num viés contemporâneo, o espírito das expedições artísticas realizadas por pintores europeus no Brasil no século 19, como o francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) ou o alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858), que imortalizaram, através de seu olhar, cenas do cotidiano brasileiro em suas obras.

A ideia de trazer o trabalho da artista Paula Klien surgiu a partir da ligação de sua obra com a arte oriental. A artista criou uma técnica própria de característica fluida, orgânica e abstrata com chinese ink, que usa para representar vagas manchas imprecisas e tudo o que escorre sem que se possa agarrar em um mundo fugaz, sem formas definidas. Um estilo único, que oferece vastas possibilidades como meio imprevisível de rendição à espontaneidade. O silêncio, a transcendência, a entrega e a espiritualidade são fios condutores para a abrangente visão do conceito oriental de aceitação da transitoriedade.

Endereço do evento: Centro Cultural Correios, 2ª andar
R. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro / RJ Tel.: (21) 2253-1580

Cidade do evento: Rio de Janeiro

Estado: RJ

Começa dia:: 01/12/2018

Termina dia:: 20/01/2019

Envie-nos o seu evento

Clique no link abaixo e envie-nos o seu evento. Teremos o maior prazer em divulgá-lo no Portal.